Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Ex-infrator da Comarca de São Manuel encontra futuro no futebol

Trajetória emocionou integrantes da Justiça local.

há 7 anos

Ex-infrator da Comarca de So Manuel encontra futuro no futebol

As últimas visitas do jovem Jadson Ailton Vale, de 18 anos, ao Fórum da Comarca de São Manuel foram por motivos melhores do que das ocasiões anteriores, resultantes de duas prisões, quando tinha 14 e 16 anos.

Recentemente ele recebeu a decisão da juíza Érica Regina Figueiredo, que ratifica sua volta por cima: foi declarada a extinção da medida socioeducativa de liberdade assistida aplicada em progressão à sua desinternação da Fundação Casa. Assim, de interno da Fundação Casa e destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior, realizada neste ano, Jadson agora está de saída para Portugal, onde jogará futebol pelo time do Rio Ave, da primeira divisão do campeonato português.

Após buscar oportunidades em times como São Bernardo, Vasco e Juventus, ele teve seu talento descoberto na última Copa São Paulo, onde jogou pelo União Barbarense, time da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, interior paulista. Suas boas atuações despertaram a atenção do clube europeu, que ofereceu contrato de três anos – sua apresentação estava prevista para a última quinta-feira (26). Mas o caminho do jovem foi recheado de percalços e decisões ruins. Somando as duas internações, Jadson passou mais de dois anos sem a liberdade, vivendo na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), instituição que tem a missão de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Foi durante a segunda internação que Jadson encontrou motivação para superar as más companhias e escolhas ruins e buscar um futuro melhor para si e sua família.

“Vi que estava arrependido, que precisava mudar, tomar uma decisão”, contou Jadson.

O apoio da mãe também foi precioso. “Eu disse para ela: ‘mãe, se um dia você tiver que chorar de novo por minha causa, será de alegria’”.

Assim, o jovem destacou-se no torneio de futebol da Fundação Casa, sendo o artilheiro da competição.

“Ele abraçou essa oportunidade com todo o empenho durante sua segunda internação na Fundação Casa e, apesar das adversidades, conseguiu atingir o objetivo de se recuperar e mudar definitivamente o rumo de sua vida”, contou a juíza Érica.

Segundo a magistrada, “Jadson sempre deixou transparecer o sonho de ser jogador de futebol, chegando a justificar em uma de suas oitivas que voltou a delinquir a fim de conseguir dinheiro para comprar um par de chuteiras e voltar a treinar, após ter sido dispensado por um time”.

No fim, a paixão pelo futebol foi mais forte que as dificuldades. A juíza destacou que o sentimento dela e dos servidores da comarca é um “misto de orgulho, satisfação e inestimável recompensa”.

“Sem dúvida Jadson se tornou um grande exemplo de determinação e superação para tantos outros adolescentes infratores, bastando ter humildade para reconhecer seus erros, perseverança para não desistir de seus sonhos e força de vontade para aproveitar a oportunidade de desenvolver seu potencial de forma positiva”, declarou a magistrada.

“O importante é ter foco e força”, disse Jadson antes de embarcar para viver seu sonho de infância na Europa. “Se você realmente quiser mudar, você consegue.”


Fonte: TJSP - http://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=38588

  • Publicações38
  • Seguidores140
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações343
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-infrator-da-comarca-de-sao-manuel-encontra-futuro-no-futebol/423574452

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)